Osteoartrose – Como gerir?
A osteoartrose é uma doença crónica que afeta a cartilagem articular. A cartilagem é constítuida por células (condrócitos), substâncias proteicas e água. Quem sofre de osteartrose tem uma produção de menor quantidade das substâncias proteicas devido à morte dos condrócitos. Este fenómeno provoca uma ulceração da cartilagem articular e um espessamento do osso.

 

Tudo isto provoca dor. Uma dor que se agrava ao longo do dia com o movimento e o esforço e que melhora em repouso. Não tem cura pelo que o tratamento e a gestão desta doença passam por um alívio destas dores, tentando aumentar a mobilidade das articulações.

 

Existem algumas medidas que o doente deve adotar, para que no dia a dia possa gerir melhor a sua doença como:

  • Dormir numa cama dura, preferencialmente de barriga para cima: esta posição permite um repouso completo para a coluna.
  • Evitar estar muito tempo parado na mesma posição
  • Evitar pegar em objetos pesados: esta sobrecarga na coluna não é benéfica
  • Evitar o uso de saltos altos
  • Evitar transportes públicos trepidantes como os autocarros

 

Em busca de alívio

Quando um estilo de vida saudável não é suficiente para aliviar a dor e reduzir a inflamação e a rigidez das articulações, é possível optar por:

Medicamentos – os anti-inflamatórios não esteróides são os mais comuns, atenuam a dor e a inflamação. Informe-se com o seu médico ou farmacêutico;

Suplementos alimentares – que contribuem para a regeneração da articulação, diminuindo os sintomas. Encontre-os na sua Farmácia;

Fisioterapia e hidroterapia – os exercícios terapêuticos atenuam o desconforto e favorecem a mobilidade.