Dermatite da Fralda – Rabinhos “assados”
É um dos problemas cutâneos mais comuns na infância, afetando os bebés sobretudo até ao primeiro ano de vida. Existem gestos simples, a aplicar no dia a dia, que permitem manter a pele do rabinho suave e saudável

A vermelhidão (eritema) é o primeiro sinal de que o rabinho do bebé está inflamado: a pele fica irritada, seca e macerada.

É nas nádegas, nos genitais, nas virilhas, na região superior das coxas e até na parte inferior do abdómen, zonas cobertas pela fralda, que a dermatite surge e incomoda. Quando a pele está irritada, o bebé fica incomodado, apresentando sensibilidade ao toque, sobretudo durante a mudança da fralda. Uma situação frequente tanto nos meninos como nas meninas.

Existem diversas causas que deixam o rabinho do bebé inflamado:

  • Contacto prolongado com a urina e as fezes: a urina acumulada na fralda liberta uma substância química, a amónia, que vai destruindo a barreira natural da pele, causando vermelhidão e irritação. O mesmo efeito agressivo têm as enzimas existentes nas fezes, sobretudo em caso de diarreia. Assim, quanto mais tempo o bebé ficar com a fralda molhada ou suja, maior a probabilidade de aparecer ou agravar a inflamação.
  • Introdução de novos alimentos na dieta do bebé, a partir dos quatro meses: até então, o bebé apenas se alimentava de leite, e os alimentos mais sólidos, introduzidos nesta fase, alteraram o conteúdo, forma e textura das fezes, podendo torná-las mais agressivas para a pele do rabinho. Quando é amamentado, também pode, nalguns casos, surgir dermatite se a mãe ingerir alimentos ácidos, como por exemplo, o tomate.
  • Toma de certos medicamentos, como os antibióticos por exemplo, pelo bebé ou pela mãe se está a amamentar:podem perturbar o equilíbrio da pele, deixando-a vulnerável à ação de bactérias e fungos, que habitam nas zonas mais húmidas e quentes do rabinho, como as pregas.
  • Alguns produtos usados na higiene do bebé ou alguns tipos de fraldas possuem elementos demasiado ativos, que podem irritar a pele: aconselhe-se na sua Farmácia sobre os produtos adequados ao bebé.
  • A fralda muito apertada provoca mais atrito e pode irritar a pele.