Por uma dieta mais saudável
Não acredite em soluções “milagrosas”: na dieta, o mais importante é apostar num estilo de vida e alimentação saudáveis.

Os relâmpagos não são um bom sinal em tempo de trovoada e muito menos quando a hora é de emagrecer. Desconfie, por isso, das dietas relâmpago que garantem oferecer soluções “milagrosas” para perder peso e ficar em forma.

Principalmente no verão, proliferam as promessas de programas de emagrecimento vertiginosamente rápidos, prometendo resultados pouco sensatos e, em muitos casos, impossíveis de alcançar sem comprometer a saúde e o bem-estar de corpo e mente. Assim, é importante não esquecer que nenhuma dieta mirabolante substitui uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

Na luta contra a balança, lembre-se que as indicações variam com a situação. Todos os casos são diferentes e devem ser tratados como tal. Por exemplo, a perda de meio a um quilo por semana pode ser pouco para uns, mas suficiente para outros. A estratégia que garante maior probabilidade de perder e manter um peso adequado a longo prazo é uma dieta regular, com perda de peso gradual. De resto, perder muito peso num curto espaço de tempo pode significar que não está a eliminar gordura, mas sim água presente nos tecidos e ainda massa muscular. Há situações, no entanto, como por exemplo nos casos de obesidade pronunciada, em que se pode recomendar uma dieta mais restritiva e incisiva, que se torna segura se for complementada com a adoção de hábitos saudáveis e sempre acompanhada pelo seu médico ou nutricionista.

O truque está na mudança do estilo de vida. A atividade física regular é imprescindível: reserve pelo menos 30 minutos por dia para exercícios mais intensivos (caso a sua saúde o permita), mas tenha em atenção que o quotidiano está cheio de oportunidades para continuar ativo: por exemplo, vá de escadas em vez de elevador e ande a pé sempre que possível. Adote uma alimentação equilibrada: não salte refeições, evite gorduras saturadas e alimentos processados, modere a ingestão de sal e o consumo de bebidas alcoólicas e dê prioridade às frutas e aos vegetais. Na sua farmácia poderá ainda encontrar suplementos alimentares e bebidas, cremes ou barras energéticas, bem como soluções nutricionais que o podem ajudar a manter a linha. Informe-se na sua farmácia e perca peso de uma forma saudável!