O básico sobre as necessidades nutricionais
Qualquer atividade realizada pelo organismo, necessita de energia.

 

Essa energia que se expressa habitualmente em kilocalorias, vulgarmente denominadas calorias, provém dos hidratos de carbono (4 kcal/g), das proteínas (4 kcal/g) e das gorduras (9 kcal/g).

O valor médio de energia aconselhado para adultos saudáveis varia geralmente entre as 1800 e as 2500 calorias, dependendo do estilo de vida de cada um. Nas mulheres, é desaconselhado adotar um plano alimentar que forneça menos de 1200 calorias; nos homens, não deve ser inferior a 1500 calorias. Abaixo destes valores as necessidades nutricionais fundamentais podem não estar asseguradas, com consequências negativas para a saúde.

Os hidratos de carbono devem ser a principal fonte de energia. Segundo as recomendações da OMS/FAO, 55 a 75% da energia necessária ao longo do dia deverá ser proveniente dos hidratos de carbono, 15 a 30% da gordura e 10 a 15% da proteínas.
Desta forma, se o indivíduo tiver, por exemplo, um consumo alimentar diário com valor energético total de 1500 kcal e a contribuição de 15% de proteínas, 30% de gordura e 55% de hidratos de carbono implica que deve ingerir, aproximadamente, 56 g em proteínas (cerca de 225 kcal), 206 g de hidratos de carbono (cerca de 825 kcal) e 50 g de gordura (cerca de 450 kcal).