Deliciosamente saudável
Equilibrada e variada. É assim que se pode definir uma alimentação saudável, com alimentos de todos os tipos para um aporte nutricional de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, minerais nas proporções certas. Para uma dieta adequada, atente nas 5 dicas que temos para si:
  1. Não esquecer que fruta e vegetais são de presença obrigatória – cinco doses diárias – meta cujo primeiro passo deve passar sempre por um prato de sopa de legumes ao almoço e jantar. Saudável e nutritiva, a sopa ajuda miúdos e graúdos a sentirem-se mais saciados, evitando o consumo excessivo de outros alimentos.

  2. No que respeita ao sal e açúcar, moderação deve ser a palavra-chave, e o mesmo se aplica às gorduras saturadas e mau colesterol (LDL).

  3. Beber água ao longo do dia é também essencial para o bom funcionamento do organismo. Sumos de pacote e refrigerantes devem ser evitados, devido ao elevado teor de açúcar e fraco valor nutricional. Dê preferência ao peixe cozido, a vapor, grelhado (rejeitando a pele demasiado queimada) ou assado no forno e limite o consumo de carne vermelha.

  4. Fruta crua (de preferência), cozida ou assada completa da melhor maneira a refeição.

  5. Laticínios, pão ou bolachas integrais e fruta não devem faltar ao pequeno-almoço. Opte por muesli ou cereais integrais com pouco teor de açúcar, servidos com leite meio-gordo e fruta aos pedacinhos ou eventualmente um copo de sumo natural. Os pais poderão optar pelo leite magro. Procure evitar o copo de leite com chocolate ou café acompanhado do pão branco barrado com manteiga, assim como os cereais para crianças que são, na sua maioria, ricos em açúcar.

A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, pelo que adotar uma dieta equilibrada é o primeiro passo para um estilo de vida saudável. Comece por seguir as nossas sugestões e, com o tempo, vá adotando outros hábitos, como a prática de atividade física. Cuide de si, cuide da sua saúde!