Gravidez em pleno
Época de grandes alterações físicas e emocionais, os cuidados a ter durante a gravidez nunca são demais.

Ao longo da gravidez, o corpo da mãe sofre alterações e adaptações constantes que visam acolher o bebé e protegê-lo, garantindo-lhe um desenvolvimento saudável e harmonioso. Para que isto suceda e, sobretudo, para que a gravidez decorra confortavelmente, as futuras mamãs não devem descurar alguns cuidados essenciais.

  1. A adoção de comportamentos saudáveis no que respeita à higiene é fundamental. Banhos de imersão são de evitar, bem como água fria ou quente, pelo efeito que exercem sobre a circulação sanguínea, devendo optar-se por água morna. Os produtos de higiene devem ser suaves e, preferencialmente, hipoalergénicos, para minimizar o risco de alergia. Após o banho, é aconselhada a aplicação de um creme hidratante adequado para prevenir a secura da pele e o aparecimento de estrias e/ou evitar o seu agravamento.

  2. No que toca ao regime alimentar, deve ser completo, variado e equilibrado para simultaneamente suprir todas as necessidades nutritivas da mãe e do bebé, e prevenir alguns incómodos característicos deste período como as náuseas, vómitos, azia ou obstipação, entre outros. Tenha, no entanto, em consideração que não deve comer por dois nem, por outro lado, fazer dietas de emagrecimento, salvo indicadas pelo seu médico. Evite comer alimentos crus como legumes e fruta se não tiver a certeza de que foram bem lavados. Em caso de dúvida, prefira-os sempre cozinhados. Se sentir azia, opte por comer pouco, mas várias vezes ao dia e evite deitar-se ou recostar-se logo após comer.

  3. Manter-se hidratada é outro dos requisitos – 1,5 a 2 litros de água é a meta que deve atingir diariamente, eventualmente mais, dependendo do grau de atividade física e da estação do ano.

  4. A atividade física durante a gravidez ajuda a aliviar o stress, melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de obstipação (muito frequente nas grávidas). Da caminhada à natação, o importante é tratar-se de uma modalidade adequada à fase da gravidez em que a mulher se encontra, tal como ser realizada com uma intensidade moderada. Em caso de dúvida, aconselhe-se sempre com o médico que a acompanha.

  5. Dormir bem é outro dos aspetos que não deve descurar, apesar de não ser sempre fácil quando as alterações no corpo mais se fazem notar. Procure relaxar, tome uma bebida morna ao deitar e use almofadas para apoiar as costas e barriga quando estiver deitada. Se tiver cãibras, realize exercícios de alongamento para aliviar o incómodo.

De olho na barriguinha

Grávida ou a planear ter um filho, encontra na sua Farmácia o melhor aconselhamento e informação sobre os cuidados mais adequados à sua saúde e conforto, bem como do seu bebé. Com uma equipa de profissionais de saúde habilitados, a sua Farmácia dispõe dos suportes e conhecimentos necessários para melhor aconselhar as suas utentes no pré e pós-parto.

Ao longo destas 40 semanas tão especiais, tem também sempre à disposição serviços farmacêuticos desenvolvidos especificamente para o bem-estar de ambos.

Dirija-se à sua Farmácia habitual e informe-se com o seu Farmacêutico.