Para uma gravidez em beleza
Procedimentos de rotina, consultas, exames e análises fazem parte integrante da vida da mulher durante o período de gestação. Mas há outros aspetos que, por vezes, são um pouco esquecidos e que são igualmente importantes, como os cuidados específicos com a saúde oral, higiene, nutrição e beleza.

A futura mamã deve dar especial atenção à saúde da sua boca, por forma a evitar inflamações e infeções. Assim, é fundamental que escove os dentes pelo menos duas vezes por dia (após o pequeno-almoço e ao deitar), que opte por uma escova macia e por uma pasta dentífrica com flúor, que evite alimentos que contenham elevadas quantidades de açúcar e que consulte o dentista principalmente a partir do quarto mês de gestação.

No que se refere à alimentação, variedade e equilíbrio são palavras-chave. É por intermédio da mãe que o feto recebe os nutrientes de que necessita para se desenvolver, mas isso não significa que a mãe deva comer por dois. O ideal é alimentar-se várias vezes ao dia, optando por refeições ligeiras a intervalos regulares. Doces, fritos, álcool e mariscos são alguns dos alimentos a evitar. Leite e seus derivados, leguminosas, frutas, vegetais, carne e peixe devem estar presentes no regime alimentar. Os alimentos devem ser bem lavados e cozinhados de forma simples e a ingestão de sal e de condimentos “fortes” deve ser reduzida o mais possível. A ingestão de pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia é fundamental ao bem-estar de todos nós, e ainda mais no caso de uma grávida.

A atividade física também não deve ser descurada nesta fase e as caminhadas ao ar livre são recomendadas. A atividade física moderada pode diminuir alguns dos incómodos da gravidez, como a prisão de ventre e a fadiga e ajudar a diminuir o stress e as tensões física e emocional. Se já praticava atividade física intensa antes de engravidar, deverá falar com o médico e com um especialista em desporto de forma a manter uma vida ativa mas sem prejudicar o bem-estar e a saúde do seu bebé.

Na área da higiene e beleza, a grávida deve tomar duche com regularidade (com água morna), evitando os banhos de imersão, e optar por produtos hipoalergénicos por se encontrar numa fase mais vulnerável em que, também a pele, está mais sensível. De seguida, aconselha-se a aplicação de um creme hidratante, em especial na zona abdominal, seios, nádegas e coxas, para evitar que a pele fique desidratada e perca a elasticidade, dando origem às tão temidas estrias.

 

Evitar as estrias

Aconselha-se a utilização de um sutiã adequado e confortável, sem armação e com alças por forma a proporcionar uma boa sustentação do peito, prevenindo o aparecimento de estrias nesta zona do corpo. Outro cuidado a ter é, logo desde o início da gravidez aplicar regularmente um creme antiestrias adequado na gravidez, preferencialmente depois do banho, e continuar esta aplicação durante, pelo menos, um mês após o parto. Para saber mais sobre os cuidados a ter durante e após a gravidez, consulte o seu farmacêutico e siga as recomendações do seu obstetra.