Mãos à prova de Inverno
É com as mãos que desempenhamos grande parte das tarefas do dia a dia, sejam profissionais, sejam de lazer. E é até com as mãos que comunicamos muitas das nossas emoções, em gestos mais ou menos exuberantes. O que significa que, faça sol ou faça frio, as mãos são muitas vezes sujeitas à agressão dos fatores ambientais. E no inverno essa exposição pode secar intensamente a pele das mãos.

A “culpa” é do frio e do vento, mas não só: quando a temperatura desce no exterior, a tendência é para aumentar a dos espaços interiores; fecham-se as janelas e liga-se o aquecimento e o resultado pode ser o mesmo – pele seca.

O mesmo efeito pode ser causado ao lavar as mãos com água muito quente. Este gesto contribui para remover a camada natural de gordura da pele, deixando-a ressequida. Este é, aliás, um risco que não ocorre apenas nas mãos: ao tomar banhos prolongados e com água muito quente  toda a pele fica com uma capacidade mais reduzida de reter água, , podendo ficar ressequida.

Normalmente a pele dá sinais de que necessita de cuidado extra: à medida que a suavidade desaparece,  adquire uma textura áspera, sendo acompanhada de sensação de desconforto. Em situações mais extremas, surgem lesões e as mãos ficam gretadas, podendo causar dor e até sangrar e ficando mais vulneráveis à invasão por microrganismos.

Perante estes sinais, há que atuar: existem produtos específicos para as mãos que melhoram o estado de hidratação e ajudam a regenerar a pele – aconselhe-se na sua farmácia sobre os cuidados mais adequados para si.

 

Hidratar é proteger

Como em tudo, o melhor é sempre prevenir. Antes que as mãos sofram há que cuidar delas:

  1. Evitar expô-las aos fatores ambientais que as agridem: quando está muito frio utilize luvas.

  2. Nos espaços interiores, é conveniente moderar a temperatura ambiente: não crie um ambiente demasiado quente e seco.

  3. A temperatura da água deve ser tépida, no banho e sempre que lavar as mãos.

  4. Sempre que for preciso mexer em água com detergentes à mistura, utilize luvas.

  5. Beba água diariamente (cerca de 1.5L/dia): a hidratação das mãos também passa pela hidratação de todo o seu organismo.

Para completar estes cuidados, é indispensável a aplicação de um creme hidratante: existem produtos na Farmácia, concebidos especialmente para atender às necessidades das mãos, que contribuem para as manter hidratadas e suaves.

São gestos de saúde, mas também de bem-estar: sejam masculinas ou femininas, as mãos estão sempre em evidência, funcionando como um cartão de visita que se quer sempre impecável. No Inverno também, claro!