Gravidez: Costas sem dor
As dores de costas são frequentes durante a gravidez. À medida que a gravidez avança o peso vai aumentando e, ao mesmo tempo que o útero cresce, o centro de gravidade desloca-se para a frente: a tendência é para a grávida ajustar a postura e o modo como se movimenta, para compensar o desequilíbrio.

As costas acabam, pois, por ser obrigadas a um esforço adicional. Apesar de normais, as dores nas costas durante a gravidez são desconfortáveis. Pode por isso ser necessário fazer alguns ajustes de posição corporal: sente-se com os pés ligeiramente elevados, evite cruzar as pernas, mude de posição com frequência.

E porque estas dores podem impedir o repouso noturno, o melhor é procurar uma posição confortável: durma de lado com um ou ambos os joelhos fletidos e coloque uma almofada sob a barriga ou entre os joelhos. Evite também movimentos súbitos.

Além deste, existem outros cuidados a ter:

  • Evite carregar malas pesadas, principalmente num só ombro;
  • Pratique atividade física, com exercícios adequados à gravidez;
  • Controle o seu peso, de acordo com a regularidade indicada pelo médico, e pratique uma alimentação equilibrada;
  • Alongue regularmente os músculos;
  • Evite o sedentarismo.

Na Farmácia, são comercializados produtos indicados para a prevenção e controlo da dor de costas durante a gravidez, como é o caso das cintas e faixas de sustentação. Fale com o seu farmacêutico e tenha uma gravidez plena, sem dores!