Grávidas radiantes
Porque durante a gestação se está particularmente vulnerável aos efeitos nocivos da exposição solar, há que redobrar os cuidados.

Para além dos efeitos nocivos da exposição solar relativamente aos quais as grávidas são um grupo de particular risco, a gestação é um período fértil em mudanças hormonais, vasculares e imunológicas, que tornam a pele das futuras mamãs ainda mais vulnerável. Nem todas as grávidas apresentam alterações na pele, as quais se podem manifestar por irritação, eczemas, alergias e pele ressequida. As principais “vilãs” nesta matéria são, no entanto, as famosas manchas castanhas escuras no rosto, sobretudo nas bochechas, testa, nariz e buço, podendo também aparecer noutras zonas frequentemente expostas à radiação solar, como no pescoço e nos antebraços. Denominadas de melasma ou cloasma – ou o mais corriqueiro “pano” – tendem a surgir no segundo trimestre de gravidez e acentuar-se nos últimos meses, quando os níveis hormonais são mais elevados.

Ocorre com maior frequência em mulheres de pele mais escura ou que tenham história familiar de melasma. As causas desta alteração da pigmentação são desconhecidas, sabendo-se apenas que está relacionada com um aumento da produção de melanina. No entanto, existem fatores que podem desencadear o melasma, como é o caso da exposição solar, alterações hormonais e utilização de cosméticos irritativos.

Apesar de este não ser um problema derivado exclusivamente da exposição solar, esta pode agravá-lo consideravelmente, pelo que deve ser evitada. Aconselha-se, assim, o uso regular de protetor solar com fator de proteção elevado durante todo o período da gravidez. Há também, que ter especial atenção aos produtos cosméticos a utilizar, já alguns dos seus componentes podem ser absorvidos, passando para a corrente sanguínea e passar para o bebé, como por exemplo produtos com retinoides na sua composição.

Para que não corra riscos, o melhor é aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico. Na Farmácia, encontra profissionais de saúde habilitados para lhe indicar os produtos adequados ao período da gravidez, evitando o aparecimento ou agravamento do melasma e de outras situações características desta fase (como as estrias). Não hesite, dirija-se à sua Farmácia habitual e usufrua de uma gravidez radiante.