Amamentar sem desconforto
As vantagens do aleitamento materno são muitas. Por isso, é fundamental cuidar dos seios para que a amamentação não provoque desconforto

Dar de mamar ao bebé é algo que pode ser feito sem que isso cause incómodo à mãe. Recorrendo a gestos simples, os desconfortos, sobretudo a nível dos seios, são ultrapassados e a amamentação processa-se de uma forma saudável e tranquila.

Sobretudo quando se é mãe pela primeira vez, é natural que os mamilos estejam mais sensíveis durante as primeiras mamadas, pois estão a adaptar-se à sucção do bebé. Normalmente, este é um desconforto que passa em pouco tempo, mas há casos em que se prolonga mais do que o esperado e é então que podem surgir as gretas mamárias, que não são mais do que pequenas fissuras mais ou menos dolorosas.

A má adaptação do bebé à mama e as mamadas muito prolongadas, que desgastam a pele do mamilo, são as principais causas desta situação. Mas com cuidados simples é possível prevenir as gretas mamárias. Tome nota:

  • Comece a preparar os mamilos para o aleitamento a partir do sétimo mês de gravidez: massaje-os no banho com a ajuda de uma esponja sintética e de um produto de lavagem com propriedades hidratantes.

  • Importante, também, é segurar de forma correta no bebé enquanto amamenta assegurando-se que ele pega na mama de forma adequada.

  • Tenha em linha de conta que as mamadas não devem ser interrompidas; no entanto, se tiver de fazê-lo, aja com calma e suavidade, colocando um dedo na boca do bebé para que ele solte o mamilo, sem a magoar.

  • Para prevenir o aparecimento de gretas nos mamilos deve ainda aplicar um creme regenerador entre as mamadas.

  • Pôr gotas de leite materno no mamilo e auréola depois do banho e de cada mamada também ajuda a cicatrizar e a hidratar a pele.

  • Também a utilização de discos de proteção que favoreçam a circulação de ar, contribui para prevenir o aparecimento de gretas.

  • Se sentir dor ao amamentar, o ideal é iniciar a mamada pelo mamilo que não está dorido. Deve também corrigir a colocação do bebé em relação à mama e ir mudando de posição, procurando assegurar um maior conforto. Até que o mamilo melhore ou em casos de dor intensa, opte por usar protetores de mamilos ou dê o seu leite à colher ou por copo.

Siga estes cuidados e previna o aparecimento de gretas, incomodativas e dolorosas para a mãe e que dificultam a amamentação. A amamentação é um momento de proximidade entre mãe e filho, pelo que deve ser desfrutado com serenidade. Dirija-se à sua Farmácia, onde pode adquirir produtos indicados para o cuidado dos seios, e peça aconselhamento farmacêutico. Informada, saberá usufruir deste período único da sua vida.