Uma tensão muito feminina
Se nos dias anteriores à menstruação se sente tensa e ansiosa, irritável, com vontade de se isolar e tendência para chorar, e se além disso, sente fadiga, insónia, dor de cabeça ou muscular, o mais provável é sofrer de síndrome pré-menstrual.

Há, pois, que procurar alívio, o que se consegue com a prática de atividade física – que melhora a fadiga e os estados depressivos – e com refeições mais ligeiras e mais frequentes, ricas em frutas e vegetais – que previnem sintomas como o inchaço abdominal e a prisão de ventre. Também ajuda reduzir a ingestão de   sal,  álcool,  cafeína e  chocolate. E relaxar, dormindo o número de horas adequado e tentando gerir o stress da melhor forma possível.

Pode ser obtido algum alívio através da toma de suplementos alimentares à base determinadas plantas e vitaminas que ajudam a diminuir a tensão, bem como de alguns medicamentos que atuam sobre alguns dos sintomas físicos. Antes de optar pela utilização deste tipo de produtos, deve sempre procurar aconselhamento junto do médico ou do farmacêutico de forma a assegurar a eficácia e segurança do tratamento. Os sintomas não se manifestam com igual intensidade em todas as mulheres, pelo que o tratamento pode variar. Aconselhe-se na sua Farmácia e aprenda a viver com esta síndrome, naturalmente feminino!