Suplementos com bom senso
Quando chegam os dias quentes, há uma preocupação que toma conta de nós: manter a linha. E quando o espelho devolve uma silhueta com contornos menos definidos (quilos a mais consequentes de uma alimentação desequilibrada durante o ano), é natural que se queira perder o peso em excesso para viver melhor o verão.

É uma preocupação legítima, a que procuram responder os inúmeros produtos  direcionados a quem quer perder peso. Muitos desses produtos surgem sob a forma de suplementos alimentares com propriedades adelgaçantes, anticelulíticas, diuréticas e digestivas.

Estes produtos podem atuar a vários níveis:

  • uns promovem a eliminação do tecido adiposo (gordo) acelerando o processo de transformação das gorduras;
  • outros intervêm ao nível da digestão e do controlo do apetite, apresentando-se como auxiliares da dieta;
  • outros, ainda, têm uma função drenante que, associada   aos necessários   cuidados   alimentares   e   à atividade física regular, ajudam no processo de controlo do peso ou emagrecimento.

São estes últimos os mais procurados nesta altura do ano, quando a  vontade de perder alguns quilos é sentida com mais intensidade. Chá verde, papaia, ananás, guaraná e CLA (ácido linoleico conjugado) são alguns dos muitos ingredientes ativos que fazem parte destes suplementos.

Embora muitos suplementos contenham ativos extraídos de plantas, tal não significa que não representem riscos para a saúde. Isto é, há sempre a possibilidade de provocarem efeitos secundários e de interagirem com medicamentos que se estejam a tomar na mesma altura. Por isso, só devem ser tomados com aconselhamento farmacêutico.

Como o nome indica, são suplementos. Significa isto que se destinam a complementar a alimentação, não a substituí-la. Uma alimentação saudável associada à prática de exercício físico é a melhor forma de manter um peso adequado e desejável. Esta deve ser uma preocupação de todo o ano. Se assim for, quando chegar o verão, o espelho vai devolver-lhe uma silhueta mais equilibrada e agradável.