Sorriso sem idade
A higiene oral não é só para os mais pequenos, porque ter boca e dentes saudáveis é um imperativo tanto para miúdos como graúdos.

É de pequenino que se deve começar a prestar atenção e a cuidar da saúde da boca, mas as rotinas de higiene oral são um hábito para a vida inteira, que deve ser cultivado por todos. Seja qual for a idade, esta deve ser uma aposta de longo prazo, com benefícios garantidos no bem-estar e na qualidade de vida.

Para os mais velhos, comer, falar e sorrir com conforto e confiança é tão importante como para os mais novos, mas os problemas que podem afetar a boca ao longo dos anos são motivo de sobra para não descurar os cuidados dentários na terceira idade.

  1. O primeiro passo para uma higiene oral diária preventiva passa por escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com uma escova macia e pasta dentífrica fluoretada(com pelo menos 1000 p.p.m. de flúor).. No caso de sentir dificuldade em mover as mãos ou falta de destreza, a escova elétrica é uma opção viável.

  2. Em complemento à lavagem dos dentes, devem ser usados escovilhões ou fio dentário para uma limpeza mais eficaz dos espaços entre os dentes, especialmente indicados para a remoção da placa bacteriana interdentária.

  3. Quanto às soluções para bochechar, privilegie as que contenham flúor, que previnem igualmente o surgimento da placa bacteriana e das cáries.

  4. No caso de sentir a boca seca, informe-se junto do seu farmacêutico, porque existem opções para tratar este problema.

Para quem tem próteses dentárias, a sua higiene e manutenção é determinante e a escovagem também deve ser feita diariamente. Caso sejam próteses fixas, existem escovas, pastas dentífricas, fios dentários e escovilhões apropriados. Já as próteses removíveis devem ser lavadas após as refeições, com escovas e pastas de dentes apropriados para o efeito e outros produtos para evitar a formação de tártaro e manchas. Passe sempre as próteses por água em abundância e remova-as durante o sono, para que a boca descanse, podendo conservá-las em água com desinfetantes apropriados.