Pela saúde do seu coração
As farmácias de todo o país preocupam-se com o coração dos portugueses. É em nome do coração que diariamente aconselham os seus utentes a adotarem um estilo de vida saudável.

A saúde cardiovascular pode ser afetada por fatores como a alimentação, o sedentarismo e o tabagismo. Também pela idade e pelo sexo, mas estas são características que não se podem controlar. O que se pode mudar são os comportamentos e é esse o apelo que as farmácias deixam ao longo do ano. Os principais fatores de risco cardiovascular, sobre os quais é possível atuar são:

–  Sedentarismo: Leia “Coma melhor! Mexa-se mais!”

– Hipertensão: Leia “Tensão sem atenção?”

– Tabagismo: Leia “Deixar de Fumar é uma missão possível!”

– Stress: Leia “Stress para que te quero?!”

– Obesidade: Leia “Emagreça, com a ajuda da sua Farmácia”

– Diabetes tipo II: Leia “Diabetes: Esteja atento aos sinais”

– Colesterol elevado: Leia “Todos temos colesterol?”.

Assim sendo conhece o seu risco cardiovascular? Quer ajuda para saber como está a sua saúde? O farmacêutico está em condições de calcular esse risco, de explicar o seu significado e de o ajudar a adotar as medidas adequadas se for necessário reduzi-lo. Esse cálculo faz-se através da medição de parâmetros como a pressão arterial, o colesterol, o peso, o perímetro abdominal e o IMC (índice de massa corporal).

A medição destes valores é tão ou mais importante para quem já toma medicamentos dirigidos ao controlo de algum deles. Se é o seu caso, ficará a saber se o tratamento está a ser efetivo e seguro.

A sua farmácia é também um espaço de informação e aconselhamento. Nela encontra informação sobre as doenças cardiovasculares, a melhor forma de as prevenir, quais são os fatores de risco e um aconselhamento individualizado sobre como diminuir o seu próprio risco.

Pode sempre contar com a ajuda da sua farmácia para viver com mais saúde.