Pé de Atleta – o ABC
O que é? O pé de atleta é uma patologia causada por fungos que se alimentam de células mortas da pele e de queratina do cabelo e das unhas. É uma patologia altamente contagiosa por contacto direto.

Existem três tipos principais deste problema:

  1. Vesicular – forma mais grave e menos comum. Formam-se pequenas bolhas no peito e na planta do pé, que podem rebentar e causar feridas.
  2. Plantar – afeta a planta do pé, o calcanhar e a zona lateral. Apresenta descamação e inflamação.
  3. Interdigital – forma mais comum. A infeção ocorre nos espaços interdigitais dos dedos dos pés, podendo estender-se a todo o dedo.

Como surge?

Quando caminhamos descalços, a nossa pele perde pequenas células que se espalham no ambiente à nossa volta. Se uma pessoa sofre de pé de atleta, estas células apresentam fungos que facilmente contagiam outras pessoas por contacto direto.

O contágio é mais frequente em lugares húmidos como piscinas e balneários públicos, por contacto com as superfícies contaminadas ou através do uso de toalhas mal lavadas. É um problema mais frequente no verão uma vez que o contágio é favorecido pela água e areia.

Sintomas:

O pé de atleta é um problema que muitas pessoas tendem a esconder. No entanto, como em qualquer patologia, a atenção aos primeiros sintomas é essencial para uma deteção precoce e um início de tratamento mais rápido. Os principais sintomas deste problema são:

  1. Comichão
  2. Vermelhidão
  3. Inflamação
  4. Descamação da pele
  5. Fissuras
  6. Mau cheiro
  7. Pele esbranquiçada e frágil
  8. Pele mais dura e grossa na sola do pé

 

Tratamento

O tratamento deste problema tem de ser feito até ao fim, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas, para que não haja risco de a infeção voltar.

Quanto mais cedo for detetado o problema melhor pois mais rapidamente se pode iniciar o tratamento. Existem variados produtos de aplicação tópica disponíveis na Farmácia, sob a forma de creme, pomada, solução e pó. O seu farmacêutico pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu caso.