Nariz sem problemas
Desconfortável, a congestão nasal pode ser combatida com o recurso a gestos simples e aos medicamentos certos

A congestão nasal pode provocar dor de cabeça e sensação de rosto congestionado e tornar incómodo falar, beber e comer. Aumentar a ingestão de líquidos; fazer inalações de vapor de água, por exemplo durante o banho; usar soro fisiológico ou sprays de água do mar e assoar o nariz com frequência são alguns dos métodos de combate ao problema.

Se mesmo assim os sintomas se mantiverem, podem ser aliviados com o uso de medicamentos descongestionantes, que facilitam a passagem do ar e consequente saída das secreções, diminuindo a congestão. Os descongestionantes podem ser de administração oral ou de aplicação direta no nariz (em spray ou gotas). Os primeiros necessitam de mais tempo e de doses mais elevadas para serem eficazes e devem ser usados com precaução por pessoas que sofram de algumas doenças.

Atenção: quando se usam medicamentos descongestionantes não se deve ultrapassar a dose nem o tempo de tratamento recomendados. É que uma utilização errada pode agravar a congestão nasal, ao invés de a aliviar.