Mimos para uma pele especial
O carinho que dá ao seu bebé passa também pelos cuidados adequados de higiene e conforto de que ele necessita.

Apesar de estruturalmente semelhante à pele do adulto, à nascença, a pele do bebé é mais fina e frágil. Por isso, seca e greta facilmente e é propícia  ao aparecimento de manchas avermelhadas e pequenas borbulhas. Devido a tão grande delicadeza, os cuidados de que necessita para cumprir o seu papel de defesa, não podem ser desprezados..

Os produtos a utilizar na higiene do bebé devem ser os apropriados, a fim de prevenir o aparecimento de alergias. Neste âmbito, os conselhos e a orientação do seu farmacêutico serão preciosos.

Confira alguns cuidados fundamentais que o ajudarão a cuidar diariamente da higiene do seu bebé:

  • Na hora do banho, escolha uma solução de lavagem para misturar na água e que seja apropriada para o corpo e cabelo. Com a ajuda de uma esponja suave, de compressas ou mesmo com a mão, passe a água pela pele do bebé.
  • No caso da crosta láctea (situação frequente em bebés), recomenda-se o uso de produtos específicos para o cabelo, que removam suavemente a crosta láctea do couro cabeludo do bebé. Pode também optar por óleo de amêndoas doces ou por produtos à base de aveia. Depois de amolecer as crostas remova-as com o recurso a um pente de dentes macios especial para esse efeito.
  • Banho tomado, chega o momento de hidratar a pele do bebé, ajudando assim a repor a sua camada protetora. Com gestos suaves, aplique um creme ou leite hidratante, ou um óleo corporal;
  • A limpeza da pele na zona da fralda é essencial para remover os resíduos de fezes e urina. A cada muda, limpe-a com toalhetes apropriados ou, idealmente, com uma compressa com água morna ou uma água de limpeza apropriada para esse fim. Desta forma estará a prevenir a dermatite da fralda, na qual a pele se apresenta com vermelhidão, podendo apresentar também pequenas vesículas ou feridas;
  • Por fim, mais um miminho: ponha um pouco de perfume ou colónia na roupa que lhe vai vestir, e não na pele frágil do seu bebé, optando sempre por produtos apropriados para evitar alergias.