Mexa-se, por um coração em boa forma
A prática de exercício físico adequado faz bem ao corpo e à mente, a toda a população, homens ou mulheres, de todas as idades. Estima-se que o sedentarismo cause mais de 2 milhões de mortes a nível mundial. Há por isso, que colher os benefícios de uma vida mais ativa.

 

 

SER ATIVO É VIVER SAUDÁVEL

Permite um melhor controlo do peso, prevenindo os quilos a mais Aumenta a energia e diminui o cansaço.

Diminui a pressão arterial e reduz o colesterol, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Traz benefícios a nível do sistema respiratório, melhorando a capacidade do nosso organismo de utilizar o oxigénio

Ajuda a prevenir e reduzir a osteoporose, diminuindo o risco de fratura do colo do fémur, principalmente nas mulheres

Fortalece os músculos, ossos e articulações

Contribui para uma melhor coordenação de movimentos e equilíbrio, reduzindo o risco de quedas

 

UMA VIDA MAIS ATIVA TAMBÉM SE REFLETE NA SAÚDE MENTAL E NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO:

Aumenta a boa disposição e o humor

Diminui o stress e o risco de ansiedade ou depressão

Previne comportamentos de risco, como tabagismo e alcoolismo, principalmente nas idades mais jovens.

Promove a interação social

Melhora a imagem corporal e eleva a autoestima

Uma vida sedentária não traz benefícios à saúde. Aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial e enfarte, aumenta os níveis de colesterol, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de diabetes tipo 2, de obesidade e de vários tipos de cancro

 

PASSOS PARA O BEM-ESTAR

Nunca é tarde para dar o primeiro passo e os benefícios compensam claramente! Comece por afastar todos os motivos que o têm impedido de se manter fisicamente ativo como a falta de tempo ou a falta de hábito. Alie à prática de exercício uma alimentação saudável e equilibrada. Comprometa-se com a sua saúde e bem-estar:

Escolha uma atividade física ou desporto que lhe agrade: ao ar livre ou no ginásio, para praticar sozinho ou em grupo

Comece pouco a pouco a praticar atividade física regularmente, começando com uma intensidade menor

Aumente gradualmente o tempo que dedica à prática de atividade física ou desporto na sua rotina

Registe os seus progressos e motive-se! Nunca “salte” a fase do aquecimento. É essencial para evitar lesões.

Seja ativo no dia a dia: ande a pé sempre que possível, opte pelas escadas (sobretudo a subir) em vez do elevador, reduza o tempo que passa a ver televisão ou no computador

Conquiste amigos: a atividade física é mais motivadora e agradável com companhia

Não desista ao primeiro contratempo: a prática regular de atividade física é essencial para colher mais benefícios e estes serem mais duradouros

 

Se tem algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de iniciar a prática de exercício físico regular.