Entorses – detetar e tratar
Uma entorse é uma lesão músculo-esquelética que envolve estiramento ou rutura de um ligamento: é conhecida por “mau jeito” porque a articulação parece sair do lugar…

Os ligamentos mantêm os ossos e articulações na posição correta, esticando até ao seu limite quando um movimento o exige. Se um ligamento for forçado a esticar, para além do seu limite normal, ocorre uma entorse. Isto pode ocorrer devido a movimentos bruscos ou traumatismos, comuns quando se pratica desporto.

As localizações mais frequentes são o tornozelo e o joelho.

Mas como detetar que pode ter feito uma entorse?

Normalmente surge:

  • dor: ocorre imediatamente após a lesão e de forma intensa
  • rigidez
  • inchaço
  • Inflamação: a pele fica vermelha e quente
  • hematoma (nódoa negra)

 

Fez uma entorse! Como proceder?

Para obter alívio, imobiliza-se a região lesionada, aplicando frio para diminuir a inflamação (com um saco para gelo em borracha, um saco de gel reutilizável ou, ainda, sacos de frio instantâneo) durante 20 a 30 minutos de 4 em 4 horas.

Nos casos ligeiros estes cuidados são suficientes, mas nos casos mais graves deve colocar-se uma ligadura elástica, tala ou mesmo gesso, de forma a manter o membro afetado imobilizado. A duração desta imobilização está dependente da gravidade da entorse.

Se a dor for muito intensa, pode tomar-se um analgésico ou um anti-inflamatório apropriado: aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico.