Emagreça, com a ajuda da sua Farmácia
Para tornar mais fáceis as mudanças de peso e otimizar os resultados obtidos, existe uma grande variedade de produtos sob a forma de chás e suplementos que podem ser utilizados, desde que não tenha nenhuma condição que contraindique. Alguns contêm substâncias que promovem a eliminação de gorduras e água, diminuindo a sua acumulação no organismo. Outros atuam ao nível do controlo do apetite, evitando a ingestão excessiva. Desta forma, estes produtos auxiliam no emagrecimento ou na manutenção do peso adequado, podendo em alguns casos contribuir também para compensar eventuais carências decorrentes de um menor aporte nutricional.

Estes produtos estão disponíveis nas Farmácias, sem necessidade de receita médica. Não dispensam, no entanto, o aconselhamento farmacêutico uma vez que existem contraindicações, interações e efeitos secundários que importa acautelar.

A Farmácia é um espaço de saúde e, como tal, apropriado para o auxiliar na tarefa de perder ou controlar o peso. Profissionais qualificados e disponíveis ajudam-no a saber qual o seu peso e, mais importante ainda, o seu índice de massa corporal (IMC), identificando, assim, o seu grau de risco face ao excesso de peso e à obesidade. Pode ficar também a conhecer o seu perímetro abdominal, fundamental na medida em que a gordura acumulada na barriga é a mais “perigosa” do ponto de vista cardiovascular.

O perímetro abdominal permite avaliar a gordura que se concentra na zona abdominal, sendo um indicador do risco de doenças associadas à obesidade. Considera-se que deve ser inferior a 80 cm para as mulheres e a 94 cm para os homens. Quanto ao IMC, corresponde a excesso de peso se for superior a 25 kg/m2 ou a obesidade se for igual ou superior a 30 kg/m2.

Conhecer os seus valores é meio caminho andado para agir, comprometendo-se com a sua saúde e adotando as medidas adequadas para, se necessário, perder peso. Reduza o consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas; tente reduzir o peso em pelo menos 5%; caminhe 10 mil passos por dia… qualquer mudança pode ser o estímulo que precisa para se dedicar.

A obesidade é considerada a epidemia do século XXI e em Portugal mais de metade da população tem excesso de peso, correndo o risco de hipertensão, apresentar níveis de colesterol elevado, desenvolver diabetes tipo 2, distúrbios respiratórios, doenças cardiovasculares e muitas outras. Pergunte na sua Farmácia o que pode fazer para não fazer parte deste cenário.