Dias de inverno – Mais vale proteger
Quando as temperaturas baixam, a saúde pode ser ameaçada. Conhecer os riscos e saber como preveni-los é meio caminho andado para ter um inverno saudável.

 

Quando o frio aperta!

Quando o frio aumenta e o vento sopra com mais força, manter o corpo quente e seguro é fundamental. Existem alguns riscos, gralmente mais associados a esta época do ano:

– Lesões causadas pelo frio intenso

Frieiras: uma reação anormal da pele ao frio faz com que as extremidades – nariz, orelhas, dedos das mãos e dos pés – fiquem inchadas e avermelhadas, causando uma sensação de queimadura e até dor. Um aquecimento brusco após permanência ao frio tem o mesmo efeito, agravado em pessoas com problemas de circulação sanguínea.

Queimaduras de gelo: mais frequentes nas regiões do país onde neva, afetam sobretudo as extremidades, que perdem a cor e a sensibilidade.

– Hipotermia: acontece quando o corpo é exposto a um frio intenso por longos períodos de tempo e começa a perder calor: quando a temperatura corporal desce abaixo dos 35ºC, o cérebro pode ser afetado e a pessoa deixa de ser capaz de pensar, perdendo rapidez de raciocínio.

Incêndios e intoxicações por monóxido de carbono devido ao uso de lareiras e aparelhos de aquecimento em ambientes fechados.

Quedas e acidentes de viação devido à chuva, ao gelo e à neve.

 

Existem algumas medidas que pode adotar para prevenir estas situações: Leia “Inverno – Manter o corpo quente