Cuide dos seus pés
Sabia que, em média, uma pessoa dá oito a dez mil passos por dia? É um esforço exigido a uma estrutura aparentemente frágil, mas muito sólida - os pés, que, além da locomoção, contribuem para o equilíbrio e sustentam o nosso corpo.

A verdade é que os pés estão sujeitos a agressões constantes, a maior parte externas. Na maioria das vezes os problemas são causados por cuidados desadequados ou falta deles, como o uso de calçado inapropriado e posturas incorretas.

E são muitas as ameaças para a saúde dos pés:

  • pele seca e desidratada

  • mau odor

  • gretas e fissuras

  • unhas encravadas

  • infeções (como o pé-de-atleta)

  • calos e calosidades

  • deformações (como os joanetes)

  • tendinites

  • perda de sensibilidade

Pelo papel que desempenham, os pés merecem toda a atenção.

Há que cuidar deles:

Higiene

Diariamente, devem ser lavados com água morna e produtos adequados, sendo muito importante que fiquem bem secos, sobretudo entre os dedos, de modo a evitar a concentração de humidade e o desenvolvimento de microorganismo e, com eles por vezes, de infeções.

Hidratação

A pele dos pés fica muitas vezes seca, pelo que é preciso hidratá-la. Existem produtos que conferem proteção reforçada e que ajudam a minimizar o risco de gretas e fissuras: para uma ação mais eficaz é preciso massajar, para que penetrem bem na pele.

Cuidados Complementares

Regularmente é ainda conveniente esfoliar, mais uma vez com um produto adequado, evitando a pedra-pomes por ser muito agressiva.

Quando o suor nos pés é muito, pode surgir o mau odor: a prevenção envolve o uso de desodorizantes e antitranspirantes apropriados, bem como de meias de algodão.

Dos cuidados com os pés faz ainda parte a aplicação de protetor solar, sempre que expostos ao sol: é o que acontece quando o tempo mais quente leva a que se aligeire o calcado.

Unhas

Uma atenção particular devem merecer as unhas:

– para evitar que encravem, devem ser cortadas a direito, mas não rente.

– usar sempre utensílios devidamente desinfetados, de modo a que as infeções fiquem longe dos pés.

A saúde dos pés pode refletir-se no estado geral de saúde: por isso, se sentir sinais de desconforto ou dor, não os ignore – procure a ajuda de um especialista ou da sua farmácia.