Cuidar-se bem na idade maior
Ao longo dos anos, manter a qualidade de vida é uma das principais prioridades.

Com o passar dos anos, o organismo passa por várias alterações. O apetite é um dos alvos destas mudanças que podem afetar a vida diária. Impõem-se, por isso, alguns cuidados extras para garantir o seu bem-estar e a plena forma das suas capacidades.

Alimente-se bem e não necessariamente muito. Com a idade, o apetite tende a diminuir, mas a alimentação não deve ser descurada. Assegure-se de que os alimentos escolhidos permitem uma dieta equilibrada. Faça mais refeições diárias, comendo pouco de cada vez.

Procure ainda fazer as refeições principais com companhia. Pode ainda encontrar nas farmácias produtos para complementar as suas necessidades e fáceis de comer, como bebidas, batidos e pudins, os quais só devem ser tomados quando aconselhados por um profissional de saúde.

 

Gestos essenciais

  • Procure incluir na alimentação diária, fruta e cereais integrais, leite e derivados magros, peixe ou carne magra, pão (preferencialmente integral ou de mistura), arroz ou massas integrais, feijão ou grão.

 

  • Não descure a alimentação: faça 5 a 6 refeições ao dia, garantindo um aporte nutricional adequado.

 

  • Se tiver hipertensão e/ou diabetes, deve redobrar o cuidado com a alimentação, para mantê-las sob controlo.

 

  • Beba seis a oito copos de água por dia para garantir a constante hidratação do organismo.

 

  • Coma uma sopa antes das principais refeições: é uma forma fácil de garantir a ingestão adequada de nutrientes, vitaminas e minerais. Pode ainda juntar peixe, carne branca, feijão ou grão para que seja rica em proteínas ou batata ou arroz, ricos em hidratos de carbono.

 

  • Não se esqueça do pequeno almoço: deve ser completo, equilibrado e variado, rico em cereais integrais (pão escuro ou cereais de pequeno-almoço, não açucarados), fruta e leite e derivados.