Cuidar da pele, no masculino
Os cuidados com a pele são hoje, também, uma preocupação dos homens, conscientes de que não é apenas uma questão de estética, mas sim de bem-estar e saúde. Contudo, a pele masculina carece de cuidados específicos pois tem características próprias: por conter quantidades mais elevadas de colagénio e elastina, apresenta-se como uma pele mais espessa e firme. Por outro lado, apresenta uma maior tendência para a oleosidade e transpira mais, o que abre caminho à desidratação.

 

O ponto de partida destes cuidados deve ser a limpeza da pele com produtos específicos, adequados ao tipo de pele. Depois há que protegê-la, hidratando-a e nutrindo-a com um creme apropriado, preferencialmente com fator de proteção solar se for para utilizar durante o dia e, caso se justifique, ingredientes ativos que previnam o envelhecimento.

A hidratação, de manhã e a noite, é fundamental para compensar o desgaste do barbear, um gesto diário que remove a camada protetora e agride a pele.  Mas é possível atenuar este impacto negativo, adotando alguns gestos simples:

  • antes de barbear – molhe o rosto com água morna e aplique um gel ou espuma de barbear para suavizar a pele e facilitar a passagem da lâmina;
  • após o barbear – aplique um produto pós-barba, sem álcool, que ajude a fechar os poros e a cicatrizar eventuais cortes, ao mesmo tempo que refresca.

E precisamente porque a pele do rosto está sujeita a esta fricção diária, é importante que, de vez em quando (1 vez por semana), seja cuidada com uma máscara nutritiva que regenere em profundidade. É igualmente importante proceder à esfoliação da pele com alguma regularidade (1 vez por semana no caso da pele seca ou sensível; 2 vezes por semana no caso da pele mista a oleosa), de modo a remover eventuais pelos encravados e prevenir problemas como a foliculite (infeção dos folículos pilosos). Estes produtos devem também ser adequados ao tipo de pele, exigindo uma maior suavidade no caso da pele seca ou sensível.

A pele dos olhos, mais sensível e fina, onde são mais visíveis os traços do tempo, merece cuidados especiais. Um hidratante para contorno dos olhos ajuda a suavizar estes traços, atenuando papos, rugas e olheiras, e proporcionando um maior conforto.

Gestos valiosos para uma aparência saudável e jovem. No masculino.