Cuidados com pele durante o banho
Limpar a pele pressupõe eliminar a sujidade que se encontra na superfície cutânea, como gorduras, secreções orgânicas, restos celulares e impurezas. No entanto, não interessa apenas limpar a pele, sendo importante o modo como esta é limpa.

Durante o banho, para além de removermos as células mortas e as impurezas acumuladas, podemos eliminar também parte do filme hidrolipídico que protege a pele e permite assegurar a sua hidratação. Esta eliminação pode ser em parte compensada com a aplicação de um creme hidratante ou emoliente após o banho.

No entanto, principalmente no caso das peles secas e sensíveis em que a remoção do filme hidrolipídico é particularmente prejudicial, a utilização de um creme hidratante pode não ser suficiente para repor este filme protetor e assegurar a função barreira da pele evitando a perda de água e consequente desidratação.

Peles sensíveis, delicadas com tendência seca e que descamam com muita facilidade, necessitam de cuidados redobrados no que respeita à hidratação e limpeza: o cuidado com a pele sensível pressupõe uma hidratação diária adequada para acalmar e proteger a barreira cutânea das agressões externas e, também, para garantir o conforto e atenuação de sinais comuns como secura, picadas, vermelhidão, irritação e prurido. Para que a pele seca sensível não fique mais fragilizada, é fundamental que o produto de limpeza:

  • Seja constituído por um agente lavante não irritante
  • Seja rico em ingredientes naturais e não agressivos, de modo a garantir uma limpeza suave e a manutenção do equilíbrio fisiológico da barreira cutânea.
  • Não possua parabenos nem alergénios

Com a escolha adequada de um produto de limpeza que diminua a secura da pele, acalme as irritações e alivie o desconforto cutâneo, a pele após o banho fica preparada para receber os nutrientes necessários para a manutenção do seu equilíbrio e proteção contra os agentes agressores do meio ambiente.