6 Dicas para diminuir a pressão arterial
Mesmo que no princípio não dê por ela, a hipertensão arterial é uma doença com graves riscos para a saúde e que deve ser mantida sob controlo.

Há quem lhe chame uma “doença silenciosa” porque pode e normalmente evolui sem sintomas evidentes. No entanto, isto não significa que deva ser negligenciada. Quando o sangue exerce uma pressão excessiva sobre as artérias de forma contínua ao longo do tempo pode dar origem a doenças como o acidente vascular cerebral (AVC), o enfarte agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca ou renal e angina de peito.

Contrariamente ao que se possa pensar, não são só as pessoas com fatores de risco cardiovascular acrescido que devem vigiar os seus valores de tensão arterial para prevenir o aparecimento de hipertensão. De facto, qualquer indivíduo saudável com mais de 18 anos deve medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano. Os fumadores, os diabéticos, as pessoas com excesso de peso ou antecedentes familiares de doença cardiovascular devem fazer esta medição com maior frequência, de acordo com a orientação médica. Para tal, podem fazer a medição na farmácia, beneficiando do aconselhamento farmacêutico.

Não basta, no entanto, vigiar os seus valores de pressão arterial. Para prevenir o desenvolvimento de hipertensão aposte na prevenção e adote alguns cuidados que podem ajudar a diminuir os seus valores:

  1. Faça uma alimentação equilibrada e saudável: deve ser rica em frutas, vegetais, cereais integrais, peixe e carnes brancas. Evite as gorduras.
  2. Diminua a ingestão de sal: procure cozinhar com menos sal recorrendo a ervas aromáticas e evite voltar a temperar a comida no prato (não leve o saleiro para a mesa).
  3. Controle o peso e reduza-o, se for necessário: se tiver excesso de peso uma perda de 2.5 kg pode diminuir a sua pressão arterial.
  4. Pratique atividade física com regularidade: além de ser uma excelente ferramenta para controlar o seu peso, diminui também o stress, que pode elevar a pressão arterial.
  5. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e café.

Não fume.