Cuidar do corpo quando o sol brilha…
Nas estações mais quentes, as zonas do corpo que andaram escondidas durante o inverno ficam mais expostas e, consequentemente, mais vulneráveis, requerendo uma atenção especial: rosto, braços, a zona do decote, os pés e as mãos enfrentam os raios solares diariamente, pelo que as defesas naturais da pele devem ser reforçadas com a aplicação de um hidratante adequado ao tipo de pele e à zona do corpo.

 

A hidratação deve estender-se a todo o corpo, devendo ser reforçada nas zonas mais sensíveis ou de maior exposição à radiação solar. Além da hidratação, é essencial não esquecer a proteção solar. Deve optar por produtos adequados ao seu fototipo e ao tipo de pele. De modo a prevenir as consequências nefastas da radiação, do envelhecimento precoce ao cancro cutâneo, passando pelos dolorosos “escaldões”, peça ajuda ao seu farmacêutico na escolha do protetor. Na farmácia, encontra protetores sob a forma de creme, loção, gel, óleo, entre outras texturas, podendo escolher aquela que mais lhe agrada. Por apresentarem uma sensibilidade aumentada, os lábios requerem a utilização de um stick protetor, o qual pode também ser aplicado nas zonas mais sensíveis do rosto.

Os cabelos devem igualmente ser protegidos. O sol, a água do mar, o cloro das piscinas fazem parte dos momentos de prazer desta época, mas a sua ação conjugada fragiliza os cabelos. Deixa-os secos, ásperos, baços e quebradiços. Impondo alguns cuidados essenciais, é possível manter a beleza do seu cabelo. Nomeadamente, a aplicação de um protetor solar capilar, a utilização de um chapéu ou lenço e o uso de produtos específicos para a lavagem e hidratação dos cabelos após a exposição solar. Evite o uso excessivo de secadores e de placas térmicas: agridem o cabelo e acentuam os estragos do verão.

Desfrute do bom tempo e das atividades que esta época proporciona, mas não se esqueça: há cuidados que deve ter para manter a saúde e beleza do seu corpo e cabelo!