Como cuidar do seu cabelo
Quem nunca ouviu dizer que “Os cabelos são a moldura do rosto”?

 

Os cabelos têm uma função indiscutivelmente estética, mas servem também para proteger a cabeça do frio e dos raios solares.

Existem cuidados básicos para manter os cabelos bonitos e com aspeto saudável:

  • O cabelo deve lavar-se duas a três vezes por semana com um champô suave e adequado ao tipo de cabelo.
  • A água deve estar sempre tépida e não muito quente.

O champô deve ser aplicado massajando ligeiramente o couro cabeludo com as pontas dos dedos e deve retirar-se bem com água corrente.

  • Se o cabelo necessitar de um cuidado após o champô para ajudar a desembaraçar, reparar e/ou proteger deverá ser adequado ao tipo de cabelo, aconselhe-se com o seu farmacêutico.
  • Para secar utilize uma toalha pressionando suavemente a cabeça sem esfregar. O cabelo, quando esta molhado é ainda mais frágil.
  • Quando se utiliza o secador de cabelo, deve sempre manter-se uma distância de pelo menos 15 cm e utilizar uma temperatura média. Utilize um protetor de calor para o cabelo.
  • Uma boa alimentação é de primordial importância para manter o cabelo saudável. Para favorecer a formação de um cabelo forte o ferro e o zinco são imprescindíveis, pelo que os frutos secos e as leguminosas serão uma das escolhas adequadas na dieta. As proteínas são também essenciais. Os cereais integrais, peixe e frutos do mar e vegetais de folha verde são ainda uma opção necessária por serem ricos em vitaminas do complexo B, essenciais para um cabelo saudável.