Cabelos longos e saudáveis
Tratar de um cabelo comprido leva habitualmente mais tempo do que tratar de um cabelo curto ou médio. Ficam algumas dicas para tratar de uma cabeleira com fios mais longos:
  • Evite dormir com o cabelo muito apertado ou atado em rabo-de-cavalo. Essa tensão pode dar a origem a cabelos partidos e/ou perda de cabelo.
  • Quando o cabelo está apanhado num coque ou rabo-de-cavalo, use elásticos apropriados, à venda em Farmácia, que evitam que os fios se partam. Limite o uso de molas, de bandoletes ou outros acessórios que possam danificar o seu cabelo.
  • Mesmo que planeie deixar crescer ainda mais o seu cabelo, deve cortá-lo. A recomendação habitual é que corte as pontas de três em três meses, caso contrário surgirão pontas espigadas e o seu cabelo poderá começar a perder a sua beleza.
  • Não utilize uma escova qualquer para desembaraçar o seu cabelo, pois esta poderá partir os fios. Use os seus dedos para o fazer, um pente largo ou uma escova própria para desembaraçar, que encontra na sua Farmácia, começando nas pontas até chegar à raiz. Trabalhe uma parte do cabelo de cada vez e depois passe os dedos no sentido inverso.
  • Seja gentil quando desembaraça o cabelo: puxá-lo com muita força pode fazer com que ele quebre.
  • Se desembaraçar o seu cabelo antes de o lavar será mais fácil secá-lo e penteá-lo, e com isso diminuirá o número de nós que habitualmente aparecem depois da lavagem.
  • Não esfregue o cabelo com uma toalha; em vez disso, absorva o excesso de água com a toalha. Esfregá-lo fará com fique mais embaraçado.
  • O cabelo pode ficar preso nas fronhas de algodão das almofadas e partir-se enquanto dorme, especialmente se se mexer muito enquanto dorme. Uma fronha de seda ou de cetim permite que o cabelo deslize e não fique preso. Outra forma de evitar quebras durante a noite é fazer um rabo-de-cavalo solto no alto da cabeça, mas tendo o cuidado de utilizar em elástico com revestimento suave,.
  • Escovar o cabelo é importante porque espalha os óleos naturais do cabelo por toda a extensão dos fios, tornando-o mais saudável. Faça-o em escovadelas longas, começando na raiz e depois passe as mãos pelo cabelo para o libertar da eletricidade estática.
  • É importante complementar estes cuidados com a utilização de produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Existem na Farmácia champôs, máscaras de hidratação, cremes para desembaraçar o cabelo e séruns para as pontas espigadas, específicos para os diferentes tipos e problemas capilares que permitem manter um cabelo longo saudável e bonito.