Cabelo – conheça bem, cuide melhor
Curtos ou compridos. Lisos ou encaracolados. De uma cor ou de outra. Há cabelos para todos os gostos, uns da forma que a natureza e a genética determinam, outros ao sabor da moda e das tendências. Todos cumprem uma função estética, emoldurando o rosto. Mas também cumprem uma função fisiológica, na medida em que ajudam a preservar o calor, mantendo-nos aquecidos e protegendo a cabeça

O cabelo é composto por duas partes, o estame ou haste e a raiz. O estame é formado pela medula, cortéx e cutícula e corresponde à parte livre do cabelo. Já a raiz está implementada no chamado folículo piloso. Este é a chamada unidade de produção do cabelo, pois é o responsável pela produção de queratina, a principal proteína que constitui o cabelo.

Estilos à parte, o importante é que sejam saudáveis. O mesmo é dizer – fortes, flexíveis e brilhantes. Porque são estes os três ingredientes da saúde capilar. E por eles é responsável cada uma das partes que compõem cada fio – de dentro para fora:

córtex: contém a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo

medula: com células de queratina, que fortificam o cabelo

cutícula: constituída por minúsculas escamas que protegem o cabelo

É na cutícula que se denunciam a maior parte dos danos vísiveis –  cabelos saudáveis apresentam escamas fechadas, nas quais a luz se reflete, fazendo-os brilhar. Ora quando os fios não brilham, com uma aparência baça, isso significa que estão sedentos de cuidados, podendo os danos ter-se estendido, ou não, às camadas mais internas.

Atenção que este é um brilho que nada tem a ver com o da oleosidade dos cabelos. Neste caso, o que acontece é que há um excesso de atividade das glândulas sebáceas existentes no couro cabeludo.

Cada um de nós possui 100 mil a 150 mil folículos capilares. São 100 mil a 150 mil razões para cuidarmos dos cabelos, mantendo-os saudáveis.

Quanto mais não seja porque eles são a moldura de um rosto que se quer também saudável.

Quer algumas dicas para cuidar do seu cabelo? Leia “Cuidados Essenciais para o Seu Cabelo